quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A LAGARTIXA ZAZÁ



ZAZÁ

De tão preguiçosa vivia gorda quanto mais crescia mais gorda ficava, de cauda longa cabeça chata onde destacava dois olhos esbugalhados que tudo via e atacava.
Na sua festa de seu aniversário roupa nenhuma encontrava para o seu corpão, resolveu então ir até a cidade comprar tecidos e com ajuda da sua mãe fazer a sua própria roupa, o vestido alargado e ainda ficava apertado  da noite para o dia ela aumentava alguns quilinhos na balança de lagartixa.
Hora de se arrumar para a grande festa, com seu andar pesado a lagartixa se arrastava aumentando a distancia entre ela e os convidados que seguiam animados sem prestar atenção na aniversariante que ficava para trás.
Quase chegando ouviu que a festa estava animada quando um calango engraçadinho com seu terno listrado de preto e amarelo disse com sua voz tranquila:
- Nossa! Você é a lagartixa mais gorda que já vi em toda essa região.
- Não me amole, gritou Zazá se arrastando quase ficando por ali sem força para continuar.
 Quando ela já colocando a língua de fora de tão cansada conseguiu entrar no salão todos os convidados vieram parabenizar.
A lagartixa caiu na primeira cadeira ao lado da porta e para surpresa a cadeira quebrou com o seu peso deixando-a ainda mais com vergonha. Começou a chorar ao lembrar o seu sonho de ser uma bailarina e rodopiar pelo salão na festa do seu aniversário. Mas nada disso acontecia, estava ali na festa porem feia gorda e sem condições de dançar.
Os pés começaram a doer o sapato apertava a meia sufocava, arrancou tudo  escondeu embaixo da cadeira e ficou ali plantada como se fosse um pé de repolho.
Quando algumas lagartixas magrinhas e esbeltas apareceram no palco a sua vontade era estar ali com elas, levantou-se esqueceu do sapato com a sua saia rodada deu o primeiro passo tropeçou e caiu bem ao pé do sanfoneiro que deu um pulo de lado temendo ser esmagado.
Com seu peso prendeu o pé de um dançarino que se aproximava  para ajudar, todos correram para ajudar a se levantar e libertar o pobre que estava preso, erguendo-se com dificuldade ela voltou a se sentar. Muito envergonhada avisou que iria se retirar e desapareceu porta adentro.
Aquela noite enquanto da cama ouvia a animação de todos, ela tomou uma decisão: - Iria desaparecer por algum tempo e só voltaria quando estivesse bem magrinha  como as suas amigas e seu sonho iria realizar, ser uma brilhante bailarina;
Os dias se passavam todos comentavam o que teria acontecido com Zazá, a última vez que apareceu foi na sua festa de aniversário.
Um dia chegou o convite para uma apresentação de dança na cidade, todas as lagartixas compareceram. Quando o casal de dançarinos apareceu o palco ficou pequeno para tantas voltas e reviravoltas, com pés flutuando  com graciosidade deixando todos encantados com aquela leveza.  O casal  em cada apresentação deixava todos de boca aberta diante da perfeição .
Ao final das apresentações os dois voltaram ao palco para se apresentarem:
A dançarina com corpinho de cinturinha fina usando um vestido curtinho sapatos de salto alto e um elegante colar que dava o charme ao seu traje foi a primeira a se apresentar.
E quando isso aconteceu foi àquela admiração e espanto ao mesmo tempo. Inacreditável como em pouco tempo Zazá se transformou na lagartixa mais elegante da região.
E assim realizou seu sonho e foi feliz para sempre.

Moral da história, tudo depende da força de vontade.

 Autoria Irá Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS PIPAS