sábado, 1 de outubro de 2016

A LAGARTIXA ZOZÓ





Era uma vez uma lagartixa que ainda pequena teve sua calda arrancada por uma galinha malvada. Por isso ela se destacava como a defeituosa. As outras lagartixas todas com suas longas caudas se exibiam  e passavam a vida criticando-a e chamando-a de deficiente. A lagartixa Zizi já não saia de casa receosa das criticas, pensava no que poderia fazer para que sua cauda voltasse a crescer, quem sabe ir até o outro lado da   cidade onde  viviam nas rochas muitas outras lagartixas e o famoso doutor  Calango.  Todos diziam que ele fazia milagres e com certeza iria resolver seu problema.
Pensava triste. -  Ou  teria sua cauda de volta ou morreria encalhada, nenhum moço ali da cidade iria esposar uma lagartixa cotó como era chamada por todos. E assim arrumou os poucos pertences e partiu bem cedinho sem se despedir.
Se não conseguisse ter sua cauda  não voltaria mais para aquela região onde só era motivo de chacota até da sua família. Abandonaria sua casa e sua família que nunca lhe deram atenção por ser deficiente como sua mãe sempre dizia:
- Você  nunca terá uma família, vai morrer velha e enrugada. Qual moço iria querer uma esposa aleijada.. Dizia a mãe sem piedade.
Zozó ficava triste nada respondia e sumia por dias pensando que ao voltar perceberiam a sua falta, mas nem ao menos notavam a sua ausência.
 Lagartixa sabia que não era a sua cauda que irai fazer dela   uma lagartixa melhor. Era feliz no seu mundo sozinha, mas  não tinha com quem conversar, falar dos seus sonhos e seu desejos.
Infelizmente as outras não pensavam assim. Por isso ela resolveu ir embora sem olhar para aquela gente sem coração. Não seria o que pensavam ou falavam dela que iriam tirar a sua vontade de viver e ser feliz. -  Pensava enquanto seguia em busca de outro mundo.
Passaram vários dias enfrentou sol e chuva, dormiu em cantos escondidos com medo de ser pisoteada por algum animal ou mesmo ser devorada.
Ela chega ao lugar desejado, subiu montanhas, atravessou vales, passou por riachos com medo de cair na água e ser levada pela correnteza. Cansada adormeceu numa fenda da grande rocha, quando acordou o sol já estava alto e forte,  ao abrir os olhos começou a tremer de medo, várias lagartixas grandes e pequenas, calangos e até besouros enormes estavam ao seu redor.
- Com lágrimas escorrendo pelo corpo sujo e cansado ela disse:
- Venho do outro lado da cidade em busca de ajuda, eu perdi a minha cauda quando ainda era jovem, mas lá não me aceitam do jeito que sou. Concluiu tremula...
- O calango com seu terno verde escuro adiantou- se:
- Independente de ter cauda ou não você é uma autentica lagartixa, aqui vai encontrar outras sem cauda, sem uma patinha e isso não faz ser diferente. Seja bem vinda!
Soluçando ela disse: - lá ninguém falava comigo vivi anos isolada sozinha só criticavam... Estou emocionada e feliz, espero ter uma nova família aqui nesse lugar.
Foi uma festança, todos dançavam, riam e cantavam dando as boas vindas à nova integrante da família.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS PIPAS