terça-feira, 13 de agosto de 2019

O CORDEL VEM A ESCOLA






Pense bem no que vou falar
Toda sala tem um aluno esforçado
Aquele que tudo presta atenção
Na hora da aula fica calado
Nem ao menos vira o pescoço
Como o colega preguiçoso
Que nem trás  o livro didático.

Agora pensem comigo
Se não é mesmo interessante
Uma aula bem diferente
Que anima o estudante
O aluno aprende com prazer
Tudo que o professor vai dizer
No final aprende bastante...

 Aqui com certeza tem um aluno
Daquele que só pensa em estudar
Outro que só quer jogar bola
Nem na escola quer entrar
Mas na hora do lanche vai ele
É o primeiro a aparecer
E pensa que ninguém vai notar...

Agora digam que estou mentindo
Se aqui não tem aquele aluno preguiçoso
Senta na cadeira todo largado
E ainda é teimoso
Acha-se o bonzinho da escola
Na prova é o rei da cola
E diz que é um bom moço...

Coitado é do professor
Com um aluno assim folgado
Senta a bunda na carteira
No final quer ser aprovado
Melhor é cuidar em estudar
E vergonha na cara tomar
Só tira zero  o coitado...

O professor se sentindo triste
Dar aos pais uma explicação
Seu filho precisa estudar
Ou não tem outra solução
Pergunto-lhe e quando crescer
Sem estudo nem um emprego vai ter
Esse é o meu conselho e a minha sugestão...

O moleque chega correndo
Professora eu imploro, por favor,
Próximo ano eu vou mudar
Pois um dia vou ser doutor
E tudo que me ensinar
Juro que vou me dedicar
E mostrar o meu valor...


Irá Rodrigues

Santo Estevão - BA – Brasil
Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil



CORDEL DO ALUNO QUE NÃO ESTUDA

Sabe aquele aluno arteiro
Que leva a vida a brincar
Os irmãos iam para a escola
Ele não gostava de estudar
Pois tudo que ele gostava
Na bola ele encontrava
E ainda dizia; Nem tente me mudar...

Um moleque de pernas ligeiras
Pensa num cara teimoso
A mãe só reclamava
Que não fosse um preguiçoso
O moleque corria
Jogar bola é o que queria
Mas o chamavam de manhoso...

Para não ir à escola
Dizia ter dor de cabeça
Sua mãe desconfiada dizia:
Espero que um dia cresça
E apenda a lição
Que nada se tem sem educação
É meu conselho não se esqueça...

De tanto a mãe reclamar
Disse com jeito impaciente
Hoje eu vou estudar
E a mãe toda contente
Cuidou logo de arrumar
O lanche pra ele levar
E logo ele se diz doente...

Mas disse eu vou assim mesmo
Beijou a mãe que ficou toda animada
Ao chegar à professora estranhou
O garoto estava bem comportado
Na primeira fila se sentou
Com atenção ele acompanhava
Tudo que o professor explicava
A mãe ao saber de emoção chorou...

E assim podemos dizer
Que a nossa base é a educação
Ela incentiva a orienta
A ser bom cidadão
E a vida do menino mudou
Em tudo ele se recuperou
E agora siga a nossa sugestão...
Irá Rodrigues

Santo Estevão - BA – Brasil
Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS PIPAS