quarta-feira, 19 de junho de 2019

O PASSARINHO SOLITÁRIO



 Resultado de imagem para gif passarinho

Quando o sol enfraquecia a sombra caia cobrindo a floresta, o passarinho solitário chegava para repousar nos galhos do majestoso carvalho ali ele sabia que teria proteção. O carvalho por sua vez ficava feliz mesmo não demonstrando com sua cara carrancuda, mas gostava de ter ali todas as noites o canto solitário daquele pobre passarinho.
Os dois já eram amigos, o carvalho adorava saber  como era o mundo além dos limites da sua visão que ali enraizada não poderia sair.
E o passarinho  começava a relatar as suas andanças daquele dia enquanto o carvalho cochilava encantado.
- Ah, meu bondoso carvalho, hoje bati minhas asinhas e fui bem longe, passei em lugares com tapetes de flores pelo chão e  rios correndo com tanta fúria que fazia medo. Passei por moleques com gaiolas prontos para aprisionar os indefesos passarinhos assim como eu, mas agora preciso dormir meus olhinhos já estão se fechando. Bocejou e caiu no sono abraçado pelas folhas do carvalho.
Quando o sol já ia nascendo o passarinho cantou a sua melodia solitária  que enchia de encanto o coração do carvalho e lá se foi ele para o seu dia a dia, batendo as asas coloridas e brincando com as borboletas que por ali esvoaçavam.
Passaram dias e o passarinho não aparecia o carvalho implorava para que todos se movimentassem e encontrassem o seu amiguinho solitário, mas ninguém o conhecia e nem sabia por onde procurar.
Passado luas e luas ele voltou muito tristinho e assustado, o carvalho aflito queria saber de tudo e por onde andastes esse tempo todo, mas o pobrezinho só fazia tremer.
- Amigo passarinho, que foi que te aconteceu? Por que estás assim assustado e triste? Assim fico triste também e senti muito a sua falta.
Depois de muito esperar o passarinho começou a falar:
- Eu vi passarinhos presos em gaiolas, sem poder sair de lá... Sem poderem ver a beleza do mundo, sem poderem voar alegremente como eu... Ai meu amigo fiquei apavorado e queria ajudar a livrar todos daquela prisão. Fiquei com tanto medo que voei para bem longe, não tive coragem de me aproximar... Ai! Que tristeza... Quanta maldade mora no coração do homem.
A noite  passou rapidinho e logo o dia raiou o sol parecia dizer que corresse e fosse salvar seus amigos e nem bem o carvalho acordou lá  se foi ele bater asas em direção às gaiolas que havia visto no dia anterior.
Na floresta  quando o sol enfraquecia a sombra cobria com o manto negro da noite, os vaga-lumes em bando vestindo seus trajes luminosos e lanterninhas acesas faziam a festa tudo se tornava encantado.
Ali tudo era diferente o céu ficava apagado diante de tantas luzes acesas nos postes  melhor procurar agasalho e esperar outra vez o sol chegar assim poderia encontrar seus amigos  e foi dormir numa árvore na beira de um riacho onde sapos coaxavam rãs se agasalhavam em troncos caídos , cobras e lagartos se recolhiam assim poderia dormir sem medo de ser devorado por uma esfomeada.
O medo começava a tomar conta quando corujas, morcegos e outros predadores apareciam em busca de presa fácil para se alimentarem. Mas a noite passou apressada e logo o sol acordou, o passarinho se sacudiu e partiu,  de longe avistou que colocavam as gaiolas do lado de fora. Ficou a espreita a fome fazia barulho em seu papo, mas não sairia dali ate que salvasse seus amigos.
Ao ver a presença do pobre passarinho solitário todos os que se encontravam presos começaram a falar:
- De onde surgiu esse infeliz tão feio assim, saia daqui ou chamaremos o gato para te devorar.
- Calma meus amigos eu vim de longe para salvar vou abri as portinhas e podem voar para a floresta comigo onde possam viver livres e felizes- disse o passarinho todo contente.
- Sai logo daqui não queremos a sua liberdade, desapareça.
O passarinho   decepcionado voou para longe, a noite foi repousar no galho do amigo carvalho e lhe contou da conversa que tivera com os ingratos passarinhos prisioneiros e o quanto estava triste com o que ouviu do bico de cada um.
O carvalho,  do alto de sua sabedoria de centenas  de anos a olhar e cuidar de todos ali da floresta  disse:
- Amigo passarinho solitário não fique assim entristecido, há os que gostam da liberdade, de fazer e dizer o que pensam, e há os que preferem ficar presos por preguiça e comodismo. Deus fez os passarinhos livres para viverem e voar até onde suas asas alcançarem, mas os homens que aprisionam os animais são eles mesmos prisioneiros  da felicidade, da paz e da liberdade.

Autoria- Irá Rodrigues
https://iraazevedo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS PIPAS