A poesia independente da idade
ela desenvolve a criatividade e o prazer pela leitura de forma prazerosa que
faz com que o dia a dia se torne um
colorido diferente.
Sabemos que
os livros vem sendo cada vez mais
disputado com o celular e com isso cabe ao professor inserir em seus conteúdos
a prática da leitura poética contribuindo para que o aluno tenha uma melhor interpretação. Levar a poesia para a sala de aula deveria ser uma ferramenta pedagógica fazendo parte do
cronograma de ensino, buscando exercitar a reflexão do seu alunado.
Sempre que trabalhava um
assunto novo em sala de aula buscava escrever meus próprios textos sem sair dos
conteúdos e via que os alunos tinham um
melhor aprendizado de forma que liam com prazer em descobri aquela novidade que
não estava inserida nos textos muitas vezes cansativos dos livros didáticos.
Qual criança não se delicia ouvindo ou lendo uma poesia?
Isso cabe ao professor despertar esse prazer e assim fazer com que ele passe de
leitor a autor da sua própria história.
Quando comecei a escrever para
o mundo infanto-juvenil, via a necessidade de trabalhar poesia de forma a estimular a oralidade e
criatividade dos pequenos leitores e assim a pedido de várias escolas
comecei a escrever pequenas poesias para alfabetização e outras séries.
Hoje tenho a honra de ver o meu trabalho inserido em projetos literários por vários cantos desse Brasil. E a menina
boba que saiu dos sonhos para a realidade chegou até a Europa, sem se caber de
tanto orgulho ao ver seus textos
traduzidos em espanhol e trabalhados em sala de aula. Sem palavras para
descrever... (GRATIDÃO)
Hoje levo a certeza de que
através da poesia em sala de aula o aluno aprende brincando e viajando nos
encantos dos versos.
Então que os professores
abracem as historinhas e a poesia como elo entre o saber e aprender.
- Irá Rodrigues
Diretora
Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil
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